segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Jaques Wagner é o terceiro melhor governador do país, segundo o Datafolha

O governador Jaques Wagner é um dos gestores estaduas com melhor aprovação popular do país, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (24/12). De acordo com o instituto, o petista, reeleito no pleito deste ano com 63,83% dos votos, teve nota média de 7,3 e aprovação de 60% dos baianos.
O ranking de governadores com melhor avaliação popular é liderado pelo governador pernambucano Eduardo Campos, que conseguiu nota média de 8,4, a maior pontuação obtida por ele desde novembro de 2007. Na pesquisa anterior, realizada em julho, ele marcou 7,7.
O ranking do Datafolha usa como critério a nota média de cada governador numa escala de zero a dez. O critério de desempate é o índice de popularidade, que avalia percentuais de aprovação e reprovação.
Além de Wagner, lista dos mais bem avaliados é encabeçada por outros dois governadores de estados nordestinos. Com nota 8,4 e aprovação de 80% da população, o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) é o campeão de aprovação. Na sequência, vem o governador cearense Cid Gomes (PSB), com nota 7,6 e aprovação de 65% da população. Os três governadores foram reeleitos para um segundo mandato nos seus estados.
Dentre os oito governadores avaliados pela pesquisa, três eram vice-governadores que assumiram o mandato em março deste ano, com a descompatibilização de José Serra (SP), Aécio Neves (MG) e Roberto Requião (PR), que saíram para disputar as eleições.
O governador de maior rejeição foi Rogério Rosso (PMDB), do Distrito Federal, que assumiu o cargo em eleição indireta após a renúncia de José Roberto Arruda (DEM), acusado de corrupção.